distanciamento controlado

50ª semana do Distanciamento Controlado mantém todas as regiões em bandeira preta

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: reprodução

O modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual completou 50 semanas nesta sexta-feira. A 50ª rodada manteve todas as 21 regiões do Estado em bandeira preta, a exemplo do que acontece há oito semanas. Nesta semana, não houve anúncio sobre mudanças de protocolos.

2,3 milhões de medicamentos do kit intubação começam a ser distribuídos no país

O argumento do governo estadual para a manutenção do risco altíssimo em todo Rio Grande do Sul segue a proporção leitos livres de UTI sobre leitos ocupados por Covid em UTI. Enquanto a relação estiver abaixo do índice de 0,35, a classificação será de bandeira preta conforme o Piratini. Atualmente, esse índice está em 0,18 no Rio Grande do Sul de acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Prefeitura abre cadastro para vacinação de acamados de 50 anos ou mais

REGIÃO
A região de Santa Maria teve queda nas hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias. Na semana anterior, o dado era de 169, enquanto nesta foi de 147 (13% a menos).

O número de óbitos também apresentou redução, de 80 para 63, em cada semana. A queda é de 21,3%. Outro índice que diminuiu foram os casos ativos. Na semana anterior, o Estado contabilizava 3.342. Nesta, foram 2.867 (14,2% a menos).

Mesmo assim, o Estado considera a proporção de novas hospitalizações "bastante elevada" em relação à população da região.

INDICADORES DA REGIÃO
Comparação entre dos últimos sete dias

  • Hospitalizações por Covid-19 - De 169 para 147 (queda de 13%)
  • Óbitos em sete dias - De 80 para 63 (queda de 21,3%)
  • Casos ativos - De 3.342 para 2.867 (queda de 14,2%)
  • Internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave - Foi 141 nas duas semanas
  • Internados em leitos clínicos para Covid-19 - De 198 para 200 (variação de 1%, considerada estável pelo Estado)
  • Internações em UTI confirmadas para Covid-19 - De 134 para 129 (queda de 3,7%)

Bombeiros voluntários serão vacinados contra a Covid-19 na região

Um pedido do Estado é que as prefeituras enviem e atualizam os planos de fiscalização solicitados como condição para a flexibilização anunciada semana passada. Até agora, das 497 cidades gaúchas, apenas 431 encaminharam os planos.

A prefeitura de Santa Maria já enviou o do município. Entre as exigências feitas, há a necessidade de um fiscal a cada 2 mil habitantes. O plano de Santa Maria aponta 142 servidores investidos de poder de polícia. Como a população santa-mariense estimada segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é 283.677 o plano atende precisamente a demanda. O Estado não menciona quais cidades, mas confirmou que há planos que não atenderam os requisitos.

NO RS
A queda de hospitalizações se manteve a nível estadual. Entretanto, o ritmo de diminuição é menor.  A variação de pacientes confirmados com Covid na semana retrasada foi uma queda de 21,4%. Na semana anterior, a redução foi 18,3%. Já nesta semana, de 10,8% a menos.

O balanço do Comitê de Dados aponta que qualquer reversão do processo de queda passará antes por uma desaceleração, e, dada a continuidade da alta pressão sobre o sistema hospitalar, ainda não vai haver quedas maiores a partir do patamar atual.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

ONU garante que vai antecipar doses contra Covid-19 para o Brasil

2,3 milhões de medicamentos do kit intubação começam a ser distribuídos no país Próximo

2,3 milhões de medicamentos do kit intubação começam a ser distribuídos no país

Saúde